quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Porquê Não Gostar do Filme A Origem

Cartaz de A Origem
Esperei passar um pouco do alvoroço causado pelo filme A Origem, para fazer aqui uma pequena argumentação do porquê não gostar.

O filme não é ruim, é acima da média, excelente. No entanto existem algumas coisas que decepcionam. E são os únicos argumentos críticos, que alguém pode usar para não gostar.

São poucas as coisas que falham em A Origem, são elas:

Roteiro tentando se justificar pelo cenário: o roteiro não é complicado, na verdade é bem óbvio dentro da lógica que se propõe.

O que ocorre é a construção de cenários mirabolantes e geniais, por meio de efeitos especiais e um bom uso da fotografia.

Esse recurso serve para dar a trama um quê de complexidade, os cenários acabam agindo para o roteiro e passam a sensação de que a história, por ocorrer dentro desses cenários, também é complexa. Quero deixar claro que esse recurso é muito bem utilizado, mas como eu disse, o roteiro não é isso tudo.

Cenas de ação exageradas: ele possui várias cenas de ação dignas de um filme como Mercenários. Aqui acontece um deslize.

Com medo de não conseguir manter a atenção do espectador, o diretor abusa da nossa boa vontade, e nos presenteia com cenas exageradas. Por exemplo, em uma dessas cenas são descarregadas várias metralhadoras a menos de 50 metros do alvo, mas especificamente uma van, com vários protagonistas dentro.

E acreditem, só uma, uma única bala atinge alguém. E essa atinge o coração de um dos personagens. Partindo do pressuposto de que, à uma distância  de 50 metros, uma van recebe uma saraivada de metralhadoras e só uma única bala atinge alguém, é mais fácil ganhar na Mega Sena do que ser atingindo por uma bala.

Eu sei, é apenas um filme, mas esses detalhes fazem um todo. Mais uma vez temos essas sequências de ação como forma de clímax. O suspense e tensão seriam suficientes para dar o mesmo efeito. Um clichê mal utilizado.

Final: o final é extremamente previsível. Eu até entendo a ideia de deixar em aberto, mas esse recurso virou um clichê, e mesmo não querendo você sabe como vai terminar.

Nos últimos anos, todos os filmes que tratam de assuntos do subconsciente, que questionam a realidade, que tentam nos fazer refletir, terminam exatamente do mesmo jeito: tentando deixar uma dúvida no ar.

Virou um clichê, e A Origem não foge a essa regra, e se foi um gancho para uma continuação, a situação piora. Nolan poderia ter terminado a história de forma brilhante, mas preferiu gerar dúvidas sobre o desenrolar do protagonista.

Esses diretores precisam entender que um final fechado não tira a beleza, ou a ideia que querem passar.

Enfim, vale a pena assistir: Christopher Nolan é um dos melhores diretores dessa geração. A Origem é excelente, porém não é isso tudo.

Leonardo DiCaprio está em perfeita atuação(em uma de suas melhores). E diante do que o cinema anda produzindo, A Origem é uma das opções mais decentes. Há também os efeitos especiais, e a fotografia que são incríveis.

Diretor: Christopher Nolan
Ano: 2010
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Michael Caine, Tom Berenger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário