segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Stanley Jordan

Mais uma vez, uma conversa de boteco, o assunto: guitarristas. No meio da discussão me lembro de Stanley Jordan, e jogo o nome na mesa.

Poucos conhecem Stanley Jordan, então aqui vai  um pouco deste que pode ser considerado um dos guitarristas que mais contribuíram para as técnicas musicais da guitarra.

Nascido em 1959, formado em teoria musical e composição da Universidade de Princeton ele escolheu negar esse caminho erudito e se refugiou nas ruas. Graças a suas técnicas inovadoras o nome de Stanley ganhou sucesso.

Até que surgiu o convite da primeira gravadora. Ele recusou, pois, nas palavras dele: "não estava pronto".

A partir daí a fama dele só cresceria entre os músicos de jazz, utilizando o estilo ‘tapping’, técnica em que o guitarrista usa as duas mãos sobre o braço do instrumento, como um piano, ele acabou ganhando notoriedade e um reconhecimento mundial.

Com  toda certeza é um dos melhores músicos de jazz e guitarrista da história. Duvida? Assista ao vídeo abaixo, e para acessar o site oficial clique aqui.

Um comentário:

  1. Poucos sabem!!!! ouso dizer que ele está acima do título de guitarrista: é um MÚSICO, acima de tudo. existem guitarristas e existe o Stanley Jordan. a diferença é que ele não usava os duas mãos naquela fricção louca dos astros do rock - o esquema dele era "complicado", acordes, acompanhamentos e melodias saindo de um único cara. ótimo!

    há quem prefira o sueco metaleiro, mas isso é outra história de boteco.

    p.s. te devo o vinil "Magic Touch" dele.

    ResponderExcluir