sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lou Reed desmembrado

Capa do livro.
Lou Reed é um dos artistas mais versáteis que já passaram pelo mundo do rock. É mais conhecido pelo seu trabalho a frente do VELVET UNDERGROUND.

Com o fim da banda, ele lançou e produziu mais de uma dúzia de álbuns, sempre colocando um certo caráter literário e um lirismo moderno em suas letras, fruto da sua admiração pela literatura e autores como Edgar Alan Poe e James Joyce.

É este seu lado de escritor que a Companhia das Letras reúne neste livro, onde são copiladas 310 letras de músicas, pegando desde o tempo do VELVET até seus voos solitários.

 As letras surpreendem pela qualidade, usando de uma poesia coloquial e, ao mesmo tempo, lúdica. Lou Reed nos mostra toda sua qualidade, de  tal forma, que qualquer poeta atual ficará com inveja, suas letras captam o cotidiano atemporal das grandes cidades e da juventude, assim como da serenidade e calmaria da idade "avançada".

Tudo isso somado a posição crítica, percebida nas entrelinhas, faz desse ícone do rock um grande autor que merece ser lido com respeito.

Segue a letra de um dos maiores sucessos:


Estou esperando o cara
[I’m waiting for the man]


Estou esperando o cara

Vinte e seis dólares na mão

Na altura do número 1-2-5 da Lexington

Doente e sujo, me sentindo mais morto do que vivo

Estou esperando o cara

Ei, menino branco, o que é que você faz aqui?

Ei, menino branco, subindo o morro pra tentar se divertir

Oh, perdão, senhor, nem passou pela minha cabeça

Só estou procurando um camarada meu

Estou esperando o cara

Aí vem ele, todo vestido de preto

Sapatos de operário e chapéu de malandro

Nunca chega cedo, está sempre atrasado

A primeira coisa que a gente aprende é que sempre tem de esperar

Estou esperando o cara

Na frente de um sobrado escuro, no alto de três lances de escada

Todo mundo já te sacou, mas ninguém está nem aí

Ele tem lábia e te faz provar do doce

Aí você precisa se mandar porque não tem tempo a perder

Estou esperando o cara

Baby, não grite comigo, querida, não esperneie

Estou legal, sabe, vai dar tudo certo

Estou legal, estou, oh, muito legal

Até amanhã, mas aí já vai ser outro dia

Estou esperando o cara

Nenhum comentário:

Postar um comentário