terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Dorminhoco - Francis Ford Coppola

Francis Ford Coppola
Coppola
O deus Coppola é conhecido pelos cinéfilos como o responsável, pelo que é considerada a  melhor trilogia do cinema.

A trilogia do Poderoso Chefão. Entre outros filmes é dele o maravilhoso Apocalypse Now (1979). Mas antes do seu sucesso, e do que ele mesmo chama, de filmes comerciais, ele realizou, ainda na faculdade, alguns filmes pornos, experimentais e artísticos.

Quando criança ele dedicava-se a criação de bonecos para o seu teatro infantil de marionetes, juntando todas essas características com um conto de  Washington Irvin, chamado Rip Van Winkle, Coppola  recria um universo de fábula infantil, com cenários lisérgicos( destaque para o céu).

 Esse projeto recebeu o nome de O Dorminhoco, e fazia parte de uma série americana, Faerie Tale Theatre (Teatro dos Contos de Fada ), na qual a idéia era recontar contos de fadas em versões mais requintadas, com aspectos de cinema.

Entre algumas participações estão: Robin Williams, Christopher Reeve, Malcolm McDowell, Liza Minnelli, Susan Sarandon, Matthew Broderick, o stone Mick Jagger, entre outros. Até Tim Burton dirigiu um episódio, Aladim e a lâmpada maravilhosa.

Esse conto de fadas do Coppola nos mostra o quão artístico ele pode ser, os cenários são excelentes, as cores e a fotografia idem. Coppola para crianças, mas sempre um deus da Sétima Arte. Existe o dvd dessa raridade no Submarino, mas você consegue assitir no Youtube. Vai um trecho dublado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário