quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Wall Street - Filme

Charlie Sheen e Michael Douglas Wall Street.

 Wall Street pretende ser um filme sobre o mundo dos grandes negócios, das grandes transações da bolsa de valores ações realizadas no mercado do E.U.A.

No entanto, é bem mais do que isso, é um retrato fiel do mundo de especulações finaceiras dos anos 80, de uma fase onde a economia, o dinheiro move todos os anseios.

 Wall Street consegue captar, em toda a sua essência, o homem jovem típico: recém formado, ganancioso, que não consegue ver na vida outra forma de felicidade do que ser rico.

Por outro lado, mostra o homem experiente: milionário, inteligente, precavido, que com seu suor e artimanhas do jogo da especulação financeira, comanda  o mundo que interessa. Mulheres bonitas, apartamentos, obras de arte, charutos, tudo o que existe de melhor e que só o dinheiro pode comprar.

Com dois protagonistas (Michael Douglas e Charlie Sheen), cada um sendo um lado da moeda, o que se tem é um excelente filme, com ótimas atuações, que acabaram rendendo  a Michael Douglas o Oscar de melhor ator, um enredo sólido e, não uma crítica, mas sim um retrato fiel da sociedade capitalista, na qual as obras de arte só importam pelo tamanho do lucro que podem ser conseguidos com sua venda.

Quase uma metáfora moderna ao célebre livro de Oscar wilde,  O retrato de Dorian Gray, só que nesse caso a beleza eterna é representado pelo dinheiro. Excelente filme, com uma carga dramática na medida certa.

Elenco:  Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah e Martin Sheen.
Direção: Oliver Stone.
Ano: 1987.


Nenhum comentário:

Postar um comentário