quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Local

Local: Ponto de Partida
"Todos têm um lugar que chamam de lar, tendo crescido lá ou não. E esse lugar pode muito bem acabar definindo uma boa parte do que você é ou vai se tornar"

É a partir dessa ideia que, Ryan Kelly (Arte), junto com Brian Wood( Roteiro), criaram essa Graphic novel. Na qual cada capítulo nos leva a uma diferente cidade dos Estados Unidos e Canadá.

Dividida em pequenas histórias, eles nos levam pra a vida de Megan McKeenan. Que é o elo de ligação entre as histórias.

Tudo começa quando ela tem 16 anos e precisa tomar uma decisão difícil, cansada de tudo, e de todos, ela entra em um trem e foge. 

A partir daí, cada história retratará um ano na vida de Megan, e uma cidade específica, onde ela acaba morando por um tempo .


Em algumas histórias ela é a protagonista, em outras ela é mera coadjuvante.  

Local: Fim da Jornada
Acompanhamos então, Megan em suas aventuras, romances e crises, desde sua adolescência até seu retorno pra casa, já adulta.

Escrita de forma brilhante, e usando de ilustrações geniais em preto e branco, Local consegue transmitir algo familiar a todos.

É uma série que fala de medos, escolhas e amadurecimento. A grande sacada é que Ryan e Brian, fazem isso, sem soar moralistas ou enfadonhos.

Com claras referências de filmes cults e um universo sóbrio e realista, eles conseguem retratar os relacionamentos, os dramas, as drogas, a amizade, as frustrações, a família e o medo do passado e do futuro.

O universo rock´n´n roll não poderia ficar de fora. Existindo um capítulo destinado a uma banda fictícia, que acaba sendo muito realista.

Outro ponto de destaque é que, no final de cada capítulo existem comentários dos criadores e, adivinhem?

Uma lista, de cada um, das músicas e bandas que eles escutaram durante a produção do capítulo, servindo de referência para uma trilha sonora. É um toque a mais, que faz essa graphic novel, ser uma das minhas favoritas.

No Brasil, as histórias saíram reunidas em dois livros, pela Devir ( aqui ).  

Saiba mais sobre Brian Wood aqui

Saiba mais sobre Ryan Kelly aqui, e este é seu e-mail : ryankellyfun@yahoo.com. (Ele responde, eu troco ideia com ele de vez em quando.) 

Blog do Ryan : Funrama.

Algumas ilustrações de Local:





Megan




Nenhum comentário:

Postar um comentário