segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Wolfat, O Deus da Tatuagem

Eu sempre fui apaixonado por tatuagem, e se não fosse o mercado de trabalho, já teria coberto metade do corpo, e também existe a Dona Mirtes ( minha mãe), que já morre com as poucas que eu tenho.

Mas o que importa é que, lendo um livro de mitologia, me deparei com a história de um Deus Trapaceiro, da mitologia da Micronésia.

Wolfat, o Deus da Tatuagem. Após pesquisar muito, não consegui achar muita coisa além do que estava no livro, que eu resumo a seguir:

Em 1940 Edwin Grant Burrows(aqui) visitou o atol de Ifaluk, na Micronésia (aqui), que possuía então uma população de 250 pessoas.

Ele acabou encontrando uma vasta quantidade de poemas, nos quais eram narradas histórias em que as mulheres admiravam as tatuagens de filhos e amantes, e de como a tatuagem foi trazida por um Deus até eles. Esse Deus era Wolfat.

Wolfat foi o primeiro Deus a usar uma tatuagem, e devido ao seu poder podia colocá-la e retirá-la a qualquer hora.

Um dia Wolfat observava os seres humanos e viu uma mulher bonita, se deitou com ela no escuro, e ela, curiosa para ver quem estava ali, acendeu uma vela. Ela, então, viu e admirou as linhas e desenhos que adornavam o corpo de Wolfat.

No segundo dia Wolfat voltou, e sem tatuagem  a mulher, não o reconhecendo, o rejeitou. Ele, então, voltou tatuado e eles se deitaram de novo.

Ele acabou ensinando os homens, usando foligem preta e um osso da asa de ave, como se tatuarem.

Um trecho de uma canção sobre Wolfat:

"Meu coração anseia por ti,
com a tua bela tatuagem.
As linhas descendo seu dorso.
E as curvas dos teus quadris
Não consigo esquecer"

Fonte: Guia Ilustrado Zahar de Mitologia

Vídeo de tatuagens da região da micronésia e Oceania.



Se alguém souber mais desse Deus, ou tiver fotos de algo relacionado, por favor avise aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário