quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Botinada - Filme

Botinada, A Origem do Punk no Brasil é um documentário que saiu em 2006. O projeto foi idealizado por Gastão Moreira (jornalista e ex-apresentador da MTV Brasil e do programa “Musikaos” da TV Cultura).

Ao todo foram 4 anos de pesquisas, 77 pessoas entrevistadas e muitas horas em estúdio. O resultado é um trabalho excelente, com várias imagens inéditas e diferentes pontos de vistas. O que legitima o Botinada como algo sério, sem ser tendencioso.

Partindo de entrevistas com jornalistas, cineastas e integrantes das bandas punks que fizeram esse cenário, o documentário vai montando a origem do movimento. Define o termo Punk, e o mostra como forma de constestação e crítica a sociedade.

Ao mesmo tempo registra o outro lado. O surgimento das primeras gangues no Brasil, que levavam a bandeira e o rótulo de punks, e o punk como único meio de fuga dos jovens de camadas carentes da sociedade.

Passando por todos os aspectos: os ideais, os enfrentamentos com a polícia, o movimento de resistência a ditadura, as roupas e a música, o documentário consegue o que propõe: mostrar como esse movimento surgiu e a importância dele, não só para o rock nacional, mas para a política.

Registra o mérito de um movimento que foi/é tido como de marginais e drogados, e que tem seu reflexo resumido nas palavras de Fábio Massari : "O legal é que sempre vai ter, onde quer que seja, independentemente da época, sempre vai ter um sujeito na garagem, com a guitarra, rasgando ali aqueles três ou quatro riffs.”

Botinada termina mostrando onde se encontram todos esses personagens, que construíram a cena, e as reflexões críticas deles sobre tudo o que aconteceu.

Duração: 110 minutos
Direção: Gastão Moreira
Ano: 2006 – Brasil
Gênero: Documentário

2 comentários:

  1. Muito legal o trailer.
    Curti pacas.

    Camilo, te aceitei no MSN, costumo entrar a noite normalmente. hehehe

    Conversaremos sobre suas idéias sim, e se puder ajudar, fico feliz.

    Abração!


    Guiga Hollweg

    ResponderExcluir
  2. Baita filme.
    Conferi em um Cineclube em meados do mês do rock, se não me engano.

    É um dos filmes que eu tinha que olhar pra escrever meu roteiro pra história em quadrinhos de rock'n roll que eu estou desenvolvendo.

    Valeu.

    ResponderExcluir