Fun Home é a obra primorosa de Alison Bechdel, cartunista estadounidense, nascida em 1960 e autora da tira "Dykes to watch out for" (algo como, "Sapatas para ficar de olho").
Lésbica assumida desde seus 20 anos, ganhou destaque quando suas tiras começaram a ser creditadas em várias revistas gays independentes.
Em Fun Home( brincadeira em inglês com a palavra Funeral), Bechdel conta sua vida, desde sua infância em uma casa funerária, passando pela descoberta de sua sexualidade, até o suposto suicídio de seu pai.
Durante esse percurso, ainda descobrimos as aventuras sexuais de seu pai, assim como a preocupação dele com a formação educacional dela. E a vida nada incomum em uma cidade pequena do interior.
Pode parecer chato, mas não é. Fun Home está cheio de referências literárias e é extramente delicado.
Bechdel ao contar a história de sua vida produziu uma obra literária que mescla vários elementos da poesia, literatura, quadrinhos e biografia.
Fun Home deve ser encarado como uma obra literária, e a prova disso é que em 2006 foi eleito o melhor livro do ano pela revista "Time" e, em 2007, ganhou o Eisner Award (Oscar dos quadrinhos).
É uma obra sensível, de extremo valor estético e, acima de tudo, humana. Para os que gostam de literatura, quadrinhos e poesia é uma leitura obrigatória.
No Brasil saiu pela editora Conrad.
Site oficial de Alison, com as tiras, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário