domingo, 31 de outubro de 2010

The kingsmen

The Kingsmen
Em 1959, na cidade de Portland, no estado de Oregon , no E.U.A, surgia uma banda de garage rock. A banda ganharia destaque em 1963, pelo cover da música “Louie Louie” de  Richard Berry.

Até hoje eles são conhecidos apenas por esse cover, que ficou mais famoso que a versão original. Louie Louie é considerada umas das mais polêmicas músicas do rock, devido a sua letra de duplo sentido.

A dificuldade em se entender o que está sendo cantado também ajuda um pouco.

Formado por Lynn Easton (sax/vocais) e Jack Elly (guitarra/vocais), Mike Mitchell (guitarra), Don Gallucci (piano) e Bob Nordby (baixo), fazendo um som sujo e barulhento para os padrões da época, o Kingsmen conseguiram colocar na boca de cada adolescente a frase: “hoje, as dez, eu fodo com ela outra vez".

Essa é uma das muitas versões que surgiram para a letra, e que se tornou a mais popular. Fazendo com que o FBI recebesse várias ligações e interrogasse Elly e Berry, o compositor.

Outros sucessos do grupo são “Jolly Green Giant” e “Death Of An Angel”.

Se vale a pena escutar o The Kingsmen? Vale muito, e Louie Louie é umas das melhores músicas da história do Rock,  Iggy Pop concorda e sempre toca ela ao vivo.

Segue dois vídeos, o primeiro com a versão original, sem a letra. Tente entender alguma coisa.
E o segundo, a versão com a letra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário