terça-feira, 2 de novembro de 2010

Lourenço Mutarelli


Lourenço Mutarelli
Lourenço Mutarelli é escritor, ator, cineasta e quadrinhista brasileiro.

Entre outras coisas é formado pela faculdade de Belas Artes, e já trabalhou nos estúdios Maurício de Souza.

Começou sua carreira tentando publicar algumas de suas histórias nos anos 80, mas estas foram recusadas por serem estranhas demais e terem um tempo narrativo pouco usual para a época.

Ganhou destaque por meio de zines de sua própria autoria, que tinham tiragens de 500 exemplares. Hoje já recebeu vários Prêmios e teve participações no cinema e teatro.

Seus personagens retratatam um universo urbano, de caos, tristeza e solidão. Desenhados em nanquim, eles ganham uma dimensão próxima do real, e conseguem transmitir a visão angustiada e louca do mundo de seu criador, desprovido de qualquer princípio ético e moral.

As histórias remetem a um clima de suspense policial, tendo com influências de fotografia o expressionismo alemão.

Elas nos prendem devido a seu tempo rápido e seu carácter espetacular, que nos coloca diante de situações cruciais do cotidiano.

Possui uma obra extensa, em que se destaqua o romance O Cheiro do Ralo, adaptado para o cinema (dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello), e suas histórias em quadrinhos reconhecidas mundialmente, entre elas O Dobro de Cinco.

Seus traços são ao mesmo tempo limpos e agressivos, contribuindo para formar os dilemas de seus personagens e para a contrução do seu universo real espetacular.

Principais obras:

Romances: Miguel e os Demônios, O Cheiro do Ralo.
Teatro: O Teatro das Sombras.
Quadrinhos: A Caixa de Areia ou Eu Era Dois em Meu Quintal, Transubstanciação, Sequelas, A Confluência da Forquilha, O Dobro de Cinco.

Para saber mais acesse o site oficial, aqui.

Alguns exemplos de sua arte :











Nenhum comentário:

Postar um comentário