quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Precisamos Falar Sobre o Kevin - Livro


Capa

Um filho problemático desde criança, um pai que não quer enxergar o comportamento do filho e uma mãe que percebe o quanto seu filho é sarcástico e mau desde cedo.

Esses são os personagens do livro, que tem como história a chacina provocada por Kevin Katchadourian, ou KK( que é como será chamado pela mídia), antes dos seus 16 anos, matando 7 colegas, uma professora e um funcionário do seu colégio.

A princípio Kevin Katchadourian é um garoto normal para todos, menos para sua mãe. Um garoto bonito, inteligente, mimado pelo pai e admirado pelos professores.

O livro se desenrola por uma narrativa feita por cartas de
 Eva Katchadourian para o pai ausente.

Tentando achar um culpado pelos atos do filho, ela narra desde o nascimento até o dia da chacina, passando por suas visitas a KK na prisão.

Tenta argumentar com o pai, que o mimava, como era evidente o desvio de comportamento e atitude dele. Sofre ao contar as atitudes do filho com ela, nunca antes revelados, pois tinha medo de perder o marido.

Inspirado no massacre de Columbine (aqui), o livro faz refletir sobre quem são os culpados por esses atos de violência juvenis, a sociedade? Os pais? Ou seria apenas culpa dos autores das chacinas?

O livro não tenta apontar culpados, mas faz uma reflexão da personalidades desses adolescentes, e quem ou o quê os levou a isso.

O que chama a atenção são as cenas familiares,  que estão presentes no nosso dia a dia, representadas com clareza no livro.

Um livro polêmico que mostra como as relações familiares são complicadas, e ainda faz um retrato da sociedade norte-americana atual. E da nossa.

Os detalhes do planejamento da chacina são assustadores. Kevin utiliza uma balestra, espécie de arco e flecha, para matar todos, isso porque não queria que a sociedade colocasse a culpa nas armas de fogo.

Uma excelente obra da norte-americana Lionel Shriver, agraciado com o Orange 2005, premiação inglesa de melhor romance do ano.

Trecho do livro:

“ A expressão de Kevin era tranquila. Ainda exibia uns restos de determinação, mas esta já deslizava para a empáfia arrogante e serena de um trabalho bem feito. Os olhos dele estavam estranhamente desanuviados – imperturbados, quase pachorrentos – e, reconheci a transparência daquela manhã (...) Aquele era o filho estranho, o menino que largara o disfarce vulgar e evasivo do quer dizer e do eu acho e o trocara pelo porte de chumbo e pela lucidez do homem que tem uma missão”

Mais sobre a autora aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário