sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

À Beira da Loucura / Clube dos Suicidas - Filme

Já vi este filme com esses dois títulos, logo não sei qual é o oficial, mas irei chamá-lo de Clube dos Suicidas, pois acho esse título mais atraente.

O filme começa com Jonathan (Cillian Murphy) tentando se suicidar, até aí nada demais, se não fosse pelo motivo de que o clichê é quebrado nos primeiros minutos do filme.

Jonathan é bonito, novo, inteligente e tem dinheiro, por que então se suicidar?

Quando ele escapa da morte, é internado em um hospital psiquiátrico. Lá ele mantêm sua postura revoltada, mas descobre em Toby (Jonathan Jackson) um grande amigo. Acha em Rachel (Tricia Vessey) um amor pueril, sincero e conturbado.

O filme não pretende dar respostas, apenas mostra os desajustados, doentes e suícidas como pessoas normais, com motivos e problemas que precisam ser levados em consideração.

Em momento algum o filme deixa de retratá-los como pessoas que precisam de um tratamento, no entanto consegue com maestria retratá-los como pessoas verdadeiras, sem ser caricato.

Em sua tentativa de mostrar o outro lado desses pacientes, Clube dos Suicidas consegue mais do que isso, com um roteiro simples e diálogos bem trabalhados o filme te prende pela sinceridade e talvez por fazer você entender que aquelas pessoas poderiam ser seus amigos, conhecidos e até namorados e namoradas.

Tendo como desenrolar um romance em meio a terapias e amizade acima de qualquer coisa, é um filme que merece ser visto, não é uma obra de arte, mas retrata o assunto de maneira particular e possuí uma trilha sonora excelente, indo de Pixies a Smashing Pumpkins.

Título Original: On The Edge;
País de Origem: Irlanda;
Ano de Lançamento: 2001;
Direção: John Carney;
Elenco:Cillian Murphy, Jonathan Jackson, Tricia Vessey.


Não achei legendado, então vai o trailer em inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário