sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Stickers

Stickers é uma forma de arte urbana, que visa sempre a intervenção em lugares públicos, de uso coletivo e  objetos de rua como forma de levar arte para as próprias ruas.

Sticker significa adesivo em inglês, mas os artistas também usam cartazes de papel com cola caseira, dessa forma tornando a obra mais difícil de ser arrancanda.

Esse movimento nasce na europa quando jovens parisienses, estudantes de arte, resolvem impor suas obras à cidade, eles usavam etiquetas de correio, que lá são distribuídas de graça e possuem muita cola.

Acabou ganhando força na década de 90 com alguns grupos urbanos, que queriam transformar as paisagens das grandes cidades, tornando-as menos frias e um pouco mais lúdicas.

Por ser de fácil realização, os Stickers foram ganhando território e hoje se espalham pelo mundo, tendo seus autores diferentes propósitos: intervenção, críticas, ludismo ou apenas mostrar seu trabalho. Acabou se tornando um ícone da arte underground.

É importante ressaltar que existe sim um caráter de vandalismo, mas os verdadeiros praticantes respeitam placas de sinalização e mensagens importantes que possam ser encontradas nas ruas. Tirando isso, tudo vira um quadro em branco, pronto a receber um adesivo.

Hoje já existem algumas exposições de stickers em galerias de arte pelo mundo.


É uma arte que reflete os tempos atuais, uma vez que a temática é inesgotável, assim como os estilos que podem ser utilizados, é rápida e temporária. Se resume a isto: transmitir uma ideia, frases, desenhos, etc por meio de adesivos, que podem ser feitos por qualquer um.

Saiba um pouco mais, aqui.











Vídeo de como fazer um sticker em casa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário